Resenhei! A Seleção

Autora: Kiera Cass Série: A Seleção – 1 Editora: Seguinte Gênero: Ficção estrangeira, romance, distopia Páginas: 36...






Autora: Kiera Cass
Série: A Seleção – 1
Editora: Seguinte
Gênero: Ficção estrangeira, romance, distopia
Páginas: 368
ISBN: 9788565765015
Tradução: Cristian Clemente
Classificação: ★★★★★ (5/5)
Mas informações no site da editora.






Fico feliz em informar que quem julgar o livro pela capa não vai se arrepender: a história é tão bonita quanto a arte gráfica do livro. Eu já tinha lido A Seleção em e-book pouco depois do lançamento, mas, quando o terceiro livro da série foi lançado, não pensei duas vezes antes comprar todos na versão impressa, porque é o tipo de leitura leve que eu não me importaria de reler trezentos quizilhões de vezes. Além de a capa ser maravilhosa, é claro. Eu não canso de ficar olhando (e cheirando, quem nunca?).

A história se passa em Illéa, uma monarquia relativamente recente que surgiu após o colapso do Estado Americano da China (isso mesmo, naquele lugar que hoje chamamos de Estados Unidos). Neste universo, a sociedade é dividida em oito castas, cada uma possuindo uma função específica. America Singer, nossa protagonista, é uma Cinco;  seu trabalho, assim como o de toda a sua família, é ser artista.

Obviamente, nem todos os cidadãos de Illéa estão satisfeitos com essa situação. Existem grupos rebeldes e, em um esforço para melhorar a imagem da família real e abafar as revoltas, foi criada a Seleção: 35 garotas de todo o reino, independentemente de suas castas, teriam a oportunidade de viver no palácio real e conquistar o coração do Príncipe.

Inicialmente, America não queria ser uma delas. Ela já possuía um lindo e atencioso namorado, Aspen, apesar dele ser de uma casta inferior. No entanto, sabendo que nunca poderia oferecer à namorada um bom futuro, Aspen insiste que ela se inscreva e – é claro, ou não teríamos história – ela é escolhida.

Já no palácio, America não se surpreende com o luxo, os vestidos ou as joias. O que a espanta é conhecer o Príncipe Maxon e descobrir que ele não é nada do que ela presumiu que fosse, mas sim um jovem educado, gentil e bondoso. A amizade entre os dois acaba se tornando inevitável.




Tudo bem, algumas semelhanças com Jogos Vorazes são difíceis de ignorar, mas, de um jeito ou de outro, A Seleção conquista de uma forma única. Os personagens são incríveis, o romance é tratado de forma surpreendentemente real e as questões políticas se infiltram na história com uma sutileza encantadora. Quando você menos espera já está com milhões de dúvidas além daquela obvia inicial (quem America vai escolher, Aspen ou Maxon?), como quais segredos obscuros a história do país guarda, o que os rebeldes do norte procuram quando invadem o palácio e como o Príncipe vai lidar com o sistema de castas quando finalmente tiver verdadeiro poder de escolha sobre isso.

Além disso, cada diálogo, mesmo os românticos, acabam levando à uma risada. E o que pode ser melhor, afinal, do que terminar um livro com um sorriso preso no rosto?

You Might Also Like

32 comentários

  1. Oi Elisa,
    Mesmo já tendo visto mtos elogios a série, nao me empolguei para ler A Seleção.
    Me parece uma mistura de jogos vorazes com um certo reality show rsrs. Fica dificil de colocar fé.
    Mas essa questão da política se infiltrar sutilmente na estória é bem interessante.
    Enfim, ainda nao sei se dou ou nao uma chance.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu demorei a ler justamente por achar que seria uma versão mais boba de Jogos Vorazes, mas a narrativa da Kiera me conquistou de cara e logo eu já estava apaixonada pelos personagens. O universo criado pela autora foi maravilhosamente planejado, é uma pena que a história de Illéa apareça com mais detalhes apenas no próximo livro. Espero que você resolva dar uma chance à serie, aposto que você vai se surpreender ♥

      Excluir
  2. Oi Elisa,
    Eu gosto bastante da 'trilogia' ou sei lá, agora vai virar uma 'quadrilogia' kkkk
    Mas gosto dos livros como uma arma política e gosto muito da crítica por trás da narrativa.
    Aspen ou Maxon é só uma forma de distrair o leitor e exigir que ele mantenha o foco ao mesmo tempo na proposta de Kiera. Eu confesso que detesto a protagonista e que sempre vou torcer pelo Aspen, mas acho uma boa história e Kiera conquistou meu respeito.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você consegue não gostar do Maxon? Me conte o segredo, por favor, estou precisando. Tenho sérias crises de piriguetagem literária com esse Príncipe.
      Acho que aos poucos a dúvida da America passou de "Aspen ou Maxon?" para "ser Rainha ou não ser Rainha?" e isso realmente deixou a história bem mais substancial. Mesmo que o conteúdo de A Seleção não seja tão pesado quanto o de outras distopias, causa reflexão da mesma forma.

      Excluir
  3. Confesso que apesar da sua resenha incrível, não tenho tanta vontade de ler essa série. Adoro distopias, mas essa parece estar mais voltada para o romance. Porém, por ter sido lançado pela Seguinte, talvez eu leia. A Seguinte só publica bons livros.

    http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Seguinte realmente só lança livros bons ♥
      O primeiro livro é realmente mais voltado para o romance, enquanto introduz aos poucos a situação político/social do país, mas nos próximos a questão de "ser Rainha" ganha tanta importância à America quanto a escolha entre Maxon e Aspen. Espero que você acabe dando uma chance à série~

      Excluir
  4. Oi, Elisa!
    Eu gosto muito dessa série, tenho uma queda por distopias.
    Concordo com você, há sim várias semelhanças com "Jogos Vorazes", mas o ritmo da história me fez ignorar um pouco isso.
    É realmente um livro que arranca risadas apesar de toda questão social envolvida. Espero que você goste dos outros livros.
    Beijos!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A narração da Kiera é tão leve e fluida que se ela afirmar que o céu é laranja eu vou acabar concordando. Não costumo gostar de livros muitos densos; os que te fazem refletir sem te fazer querer largar a leitura para se afogar na privada costumam ser mais eficazes em me mantar concentrada, haha.
      Na verdade eu já li todos, mas quero reler antes do lançamento de A Herdeira. Espero conseguir, março parece que já está logo ali!

      Excluir
  5. oie Elisa
    eu amo essa trilogia. À primeira vista fui conquistada pelas capas, depois pela história e por Maxon, óbvio. Apesar de achar a parte da distopia um pouco negligenciada, o romance me cativou e conquistou.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo uma ótima série ♥ Espero que as partes não exploradas dessa distopia sejam destrinchadas em A Herdeira!

      Excluir
  6. Olá :)
    Eu realmente amo os livros de A Seleção <33
    As vezes realmente me dava muita raiva da America por ela ser tão "Maxon ou Aspen?" toda hora mas essa história me cativou e no final eu me apaixonei totalmente pela história e por seu enredo
    http://heartbyheartfic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho uma imensa raiva de histórias com triângulo amoroso, mas a America me conquistou de cara e foi impossível não amar ♥

      Excluir
  7. Não sei se seria uma leitura para mim, mas muita gente tem me indicado, além de ver varias resenhas positivas como essa. Começando a pensar em dar uma chance para A Seleção.

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você dê uma chance ao livro e seja positivamente surpreendido!

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Quando comecei a ler "A Seleção" me encantei com a história, mas "A Elite" me decepcionou, achei a America muito indecisa e eu não gostei do final, mas o segundo volume também tem umas cenas bem legais. Espero que você goste mais do que eu!
    Eu peguei um spoiler, então sei o final de "A Escolha", mesmo assim quero ler esse último livro!
    Adorei sua resenha!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostei do final de A Elite logo quando o li também, mas em A Escolha algumas coisas passam a fazer sentido e, entendendo melhor os motivos do Maxon, acabei achando o enredo bem inteligente.
      Espero que você sinta o mesmo ♥

      Excluir
  9. Olá!

    Eu li e postarei a resenha em breve. Concordo com você, impossível não amar, só não reli a história porque tive que devolver o livro hahahaha

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
    Facebook/resenhaeoutrascoisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível mesmo ♥ Ficarei no aguardo da sua resenha então!

      Excluir
  10. Oi, Elisa! Tudo bem?
    Então, essa é uma série que eu nunca tive vontade de ler e nem acho que vou ter. Tipo, não faz mesmo meu estilo.

    Ah, você falou de um mangá num comentário lá no blog, fiquei interessado em saber qual é! Depois vai lá me falar.
    Beijo

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estilo é estilo, né, não tem como contestar. Mesmo assim, fico torcendo para você dar uma chance à série algum dia~

      Excluir
  11. Oi Elisa!
    Sou apaixonada pelo Maxon, e adoro essa série!
    Não vejo a hora de ler o próximo livro!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Linda estou passando aqui para agradecer sua visitinha em meu blog.
    Estava até procurando GFC para poder te seguir, mas não achei, mas mesmo assim pode contar sempre com as minhas visitinhas, porque gostei bastante daqui, principalmente da sua resenha de A SELEÇÃO. Até hoje eu não li o livro acredita? Mas pela sua resenha fiquei bastante interessada e espero gostar bastante, porque todos falam maravilhas do livro da Kiera. Espero um dia também conhecer a autora, porque todos que conheço já viram ela mais de uma vez. Putzzz...é mta sorte para uma pessoa só hahahahaa...Mas tipo, parabéns pelo seu cantinho. Espero que possamos ser boas amigas =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br
    Depois quando puder passa no meu cantinho que tem postagem nova tá?
    Se cuida querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só tem amigos sortudos, então, porque eu nunca tive a chance de conhecer a Kiera. Espero que ela volte logo ao Brasil! A Seleção é uma ótima série, prometo que você vai gostar ♥

      Excluir
  13. Oi Elisa! Eu tenho os dois primeiros livros dessa série, comprei numa promoção, acho as capas e as diagramações lindas, mas nunca passei do começo do primeiro, me dei conta de que era um triângulo amoroso e eu não gosto, acho que o meu cérebro já foi se desempolgando com a leitura e eu parei de ler haha eu sei que é muito elogiado, então eu vou deixar guardadinho aqui pra quando bater aquela curiosidade! Mas adorei a sua resenha, e as fotos tambéééém! Esse livro é lindo mesmo! beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto nenhum pouco de triângulos amorosos e essa foi a coisa que mais me incomodou no livro, na verdade. Mas eu gostei tanto da America que consegui deixar meu incômodo de lado e mergulhar na leitura. Eu teria ficado mais feliz se ela tivesse demorado menos a tomar uma decisão, mas nem por isso deixou de ser um ótimo livro. Espero que a curiosidade te renda logo!

      Excluir
  14. Olá, Elisa.
    Antes de mencionar minha opinião sobre sua resenha quero agradecer pelo toque relacionado á um erro gramatical no texto. Sempre que encontrar algo, pode comentar, obrigado mesmo.
    E sobre a resenha, A escolha e demais livros de Kiera, são o tipo de livro que em alguns momentos quero ler em outros não.
    Se um dia eu resolver realmente ler espero gostar. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você resolva ler e seja positivamente surpreendido, então ♥

      Excluir
  15. Oi Elisa, comprei a série recentemente e estou muito ansiosa para ler, sempre ouço comentários positivos sobre os livros, tenho certeza que irei amar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  16. eu peguei esse livro pra ler de uma amiga, assim que terminei comprei o resto da coleção e na semana seguinte fui na sessão de autógrafos da autora....
    Parabéns pelo blog, e pega resenha que esta ótima
    http://sobreserieselivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Flickr Images