Resenhei! Minha Vez de Brilhar

Autor: Erin E. Moulton Editora: #irado Gênero:  Ficção estrangeira, infanto-juvenil Páginas:  288 ISBN:  9788581635033 Traduçã...



Autor: Erin E. Moulton
Editora: #irado
Gênero: Ficção estrangeira, infanto-juvenil
Páginas: 288
ISBN: 9788581635033
Tradução: Bianca Bold
Mas informações no site da editora.



Eu não estava esperando muita coisa de Minha Vez de Brilhar, mas, como precisava de um livro para o tema “férias” do desafio literário I Dare You (e já estava atrasada), achei que podia tentar. Não é um livro genial ou inesquecível (podia virar um filme para passar na Sessão da Tarde), mas fui surpreendida com a narração leve e divertida da autora. Mesmo que tenha sido escrito para pessoas bem mais novas do que eu, o enredo conseguiu me conquistar e me fazer entender os problemas da protagonista. 

A história começa no último dia de aula de Indie, quando algo completamente improvável acontece: sua lagosta dourada de estimação, Monty Cola, entra escondida em sua mochila e, após uma série de confusões, acaba fugindo. Além de perder uma grande amiga, a qual também protagonizou a melhor história de pescador de seu pai, Indie também perde o que ainda restava de sua reputação. Já conhecida na escola como peixólatra, ela anda sendo ignorada por sua irmã, Bibi. 


Após fazer um pedido à constelação de Peixes para ser uma Indie Chickory melhor, ela acaba tendo a ideia de ajudar nos bastidores da peça em que sua irmã está ensaiando durante as férias, na esperança de mostrar que consegue fazer coisas boas. No teatro ela conhece Sloth, uma punk muito legal, e Owen, um nerd que acaba se mostrando um amigo realmente confiável; no entanto, não pode demostrar em público o quanto gosta deles, ou Bibi vai voltar a ter vergonha dela. 

A base do enredo não é um exemplo de originalidade, é claro, mas são os detalhes que fazem a diferença; só lendo para entender. Indie pode parecer um pouco boba no começo, mas logo mostra o quanto é forte e persistente (apesar da falta de banhos dela ter me incomodado). Owen é simplesmente o menino mais fofo que poderia existir. Bibi é meio babaca, mas tem seus motivos. E a história da captura de Monty Cola é a melhor história de pescador de todos os tempos.



O livro é de capa dura e isso já é mais um motivo para ler. Achei a proposta muito legal, mesmo. Não é chato que só livros mais sérios tenham capa dura? Faz parecer que os livros menos pretensiosos são menos respeitáveis, o que não é verdade. O livro é uma arte, a capa dura valoriza essa arte e romances infanto-juvenis a merecem tanto quanto qualquer outro. A capa faz você segurar o livro e sentir que ele é importante. 

Gostei da diagramação, que foi feita em letras bem legíveis, mas acho que a abertura dos capítulos podia ter sido melhor. Também ficaram alguns espaços aleatórios que eu não entendi entre certos parágrafos e a foto da capa parece estar em baixa resolução, mas na revisão do texto em si não houve muitos erros.

Avaliação final:

You Might Also Like

24 comentários

  1. Não conhecia o livro, mas parece muito interessante, pelo que eu li daria um ótimo filme de sessão da tarde mesmo, mas acho que esse filme eu assistiria. É realmente uma ótima dica de livro leve para se ler.
    Adorei as fotos do livro também, ele parece muito bonito.
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito bonito mesmo ♥ E uma leitura muito agradável~

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Li esse livro há um tempinho atrás e eu até que gostei. Também achei a Indie forte e persistente e o Owen é tão <3
    Amo a capa desse livro, principalmente por ser dura.
    Concordo com você, essa obra viraria um bom filme de Sessão da Tarde haha.
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owen é puro amor ♥ Fiquei até chateada de não ter rolado um romance entre ele e a Indie, mas como eles ainda são muito novos...

      Excluir
  3. Amei a resenha! Estou num período de ler bastante e já anotei este ♥
    www.blogisaedani.com

    ResponderExcluir
  4. Até por fotos a gente percebe que a capa realmente está em uma imagem de baixa resolução - não sei se a editora preferiu assim, ou se foi um erro.

    Mas eu tenho vontade de ler esse livro. Não tanta a ponto de estar louco para conhecer a história, mas, quero sim um dia lê-lo. Parabéns! A resenha ficou ótima! Gostei da tua sinceridade pra falar do livro, haha :3

    Abs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que, se a editora preferiu assim, foi uma decisão de caráter duvidoso. Mas é uma leitura agradável mesmo, espero que você goste quando vir a ler :)

      Excluir
  5. Oi Elisa!
    As edições da Irado são sempre lindas. Eu fiquei muito curioso por esse livro, apesar de disserem que é super infantil, mas confesso que o titulo e a capa me chamaram muito atenção e queria conhecer mais. Vi as resenhas super bem positivas, não muito diferentes da sua. E aposto que me apaixonaria pela Indie :3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me surpreendi justamente por ele não ser muito infantil! A Indie tem muito bom-senso, a gente vê por aí protagonistas bem mais velhas e muito menos maduras.

      Excluir
  6. Oi Elisa,
    A capa desse livro é linda e saber que é em capa dura me deixou mais contente. Acho que todos os livros poderiam ser assim rs *-*
    Gostei da sua resenha, mas acredito que não é um livro que eu leria..
    Mas, obrigada pela dica!

    Ps. Estou seguindo :)

    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os livros deveriam ser capa dura! O único lado ruim é o peso, haha.

      Excluir
  7. Oie, Elisa!
    Achei o livro bem delicado e leve. E ainda tem essa capa dura linda, eu amei. Mesmo que curta mesmo fantasia épica medieval, eu super me apaixonei pela sutileza desse livro. Como você disse, não é muito original, mas me cativou. Quero conhecer a Indie e sua lagosta de estimação (wat?), assim como o Sloth (ri muito desse "nome", será que ele é preguiçoso?), o Owen nerd e a Bibi irmã-que-ignora. Ela, por algum acaso, é mais velha? Hahaha
    E é engano meu ou tem um toque de fantasia na história? Incentivou-me ainda mais a ler ♥
    Sobre esses errinhos: são chatos, mas acho que dá para ignorar. Ou não?
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é uma lindeza, foi o que me atraiu de início no livro. A capa e o a lagosta de estimação, claro. A Monty Cola é o charme da história ♥
      Os errinhos não comprometem a leitura, mas eu achei um desperdício ter tanto trabalho com a capa e deixar escapar uns erros bestas na revisão.

      Excluir
  8. Olá! Esse livro é bem diferente dos que estou acostumada a ler. A capa é muito lindo e adorei a resenha!
    Mandei um e-mail relacionado a parceria!

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro...mas ultimamente tenho andado muito preguiçosa para ler.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Oláa!
    Esse livro eu estou desejando muito. Ainda não tenho nenhum da selo irado, mas sei que o trabalho de capa é maravilhoso.
    Amei a sua resenha e com certeza eu terei em breve.
    Beijoooos

    Seguindo aqui já
    www.gemices.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Gostei da resenha, esse livro pelo que falou parece ser bem leve e fofo, acho que se tivesse uma chance leria ele e a capa é muito bonita.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofo é a melhor palavra para descrever a história de Indie ♥

      Excluir
  12. Oi Elisa,
    Eu li esse livro e me encantei pela história. Apesar de não ser um livro para a minha faixa etária (kkkk) eu o achei extremamente fofo. Recomendo para todas as idades, para que as pessoas nunca deixem de sonhar e fazer pedidos às estrelas. <3

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é realmente muito muito fofo; acho que tenho uma queda eterna por livro infantil, haha.

      Excluir

Flickr Images