Resenhei! Tequila Vermelha

Autor: Rick Riordan Série: Tres Navarre Editora: Record Gênero: Ficção estrangeira, Investigação Páginas: 432 ISBN:  978...


Autor: Rick Riordan
Série: Tres Navarre
Editora: Record
Gênero: Ficção estrangeira, Investigação
Páginas: 432
ISBN: 9788501091550
Tradução: Gustavo Mesquita
Mas informações no site da editora.



Vou precisar confessar que, até ver esse livro de promoção, nem sabia que ele existia. Eu já tinha ouvido falar do Rick Riordan por causa do Percy Jackson, mas nunca havia lido nada dele. Achei legal que o enredo de Tequila Vermelha fosse completamente diferente da mitologia grega que o deixou famoso, então comprei. 

A capa é bem bonita, apesar de vermelho com amarelo não ser uma combinação que costume funcionar, mas eu particularmente não gosto desse material que é meio plastificado; a película começa a se soltar ou arranha com facilidade. O miolo foi bem feito, as páginas são amareladas e a revisão do texto deixou escapar poucos erros. 

O protagonista, Jackson “Tres” Navarre, é um detetive particular sem licença  e mestre do Tai Chi que retorna à sua cidade natal, no Texas, após trocar algumas cartas com sua ex-namorada da época da escola, Lillian Cambridge. Dez anos atrás ele havia repentinamente a deixado para trás e se mudado para São Francisco, após presenciar o inesperado assassinato de seu pai – um policial prestes a se aposentar. Que serventia teria, afinal, matar um policial que só possuía mais alguns meses de serviço?



De volta a San Antonio, no entanto, ele é incapaz de deixar o passado de lado e logo começa a procurar pistas que a polícia possa ter deixado passar na época da investigação. Mas as notícias de que ele anda bisbilhotando o que não deve logo se espalham na pequena cidade e, é claro, isso incomoda bastante gente. Quando Lillian desaparece, fica impossível não pensar que isso possa ter algo a ver com sua investigação. 

Girei para fora da trajetória e puxei o pulso do homem para baixo com uma das mãos. Com a outra golpeei o cotovelo dele, no sentido contrário ao do movimento. Tenho quase certeza de que não o quebrei, mas certeza absoluta de que aquilo doeu como o diabo.

O livro possui cenas de ação muito boas, além de divertidas, mas algumas situações pareceram forçar a barra um pouco. Às vezes eu me sentia assistindo um filme do Jack Chan, cheio de situações previsíveis e piadas nem tão engraçadas. Além disso, a história começa bem morna e eu acho que esse foi um dos maiores problemas da narração. Tres interroga muita gente sem obter resultados satisfatórios e, por um bom tempo, parece estar andando em círculos. Eu pausei a leitura várias vezes durante a primeira metade do livro, já sem paciência com a monotonia do enredo. 



Quando as pistas finalmente começam a se encaixar, porém, é impossível desgrudar os olhos do livro. O autor soube relacionar políticos corruptos, famílias poderosas, policiais ineficientes, antigos mafiosos e jornalistas curiosos em uma trama extraordinária. De certo modo, também, a lentidão do protagonista para ligar os pontos foi uma das coisas que me atraiu nele. Tornou a investigação mais real, se é que isso faz sentido. Eu só queria que a realidade fosse um tanto menos chata.

Não foi a minha melhor leitura do gênero, mas as pontas da história se fecharam de forma indiscutivelmente perspicaz e a ambientação foi feita com perfeição; mesmo quem nunca esteve no Texas conclui a leitura como se tivesse nascido e crescido lá. 

Fiquei até surpresa ao saber que a saga de Tres possui continuação, mas não foi preciso pensar muito até descobrir onde ficou um gancho na história a ser explorado. Ou eu posso estar apenas imaginando demais. Preciso ler logo o próximo e descobrir, certo? 

(...) tequila de primeira com refrigerante vermelho Big Red. Champanhe de adolescente.

Avaliação final:

You Might Also Like

50 comentários

  1. Sou fã do rick exatamente pela mitologia de suas sagas, mas confesso que nem sabia da existência desse livro kkk
    Achei interessante e fora do comum, sem falar que parece ser muito bom. A escrita do tio Rick é muito boa, então eu leria sem problemas!
    Achei a capa meio diferente, confesso que não gostei muito, achei meio feiinha mas o queimporta é a história né :3
    Não curto muito livros monótonos no começo, mas aprendi uma lição depois que li a hospedeira: nunca julgue um livro pelo seu começo ashsuahush
    Espero que esse livro me surpreenda, pois eu o comprarei :3
    Beijos!

    Uma Garota Nada Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu falei da mitologia dele, mas até hoje não li Percy Jackson. Estou tentando juntar dinheiro pra edição regular (não aquela econômica que vende nas Americanas) e aí é triste ):
      Espero que você goste de Tequila Vermelha mais do que eu; vai ver isso é questão de gosto e não falha no enredo, vai saber.

      Excluir
  2. Oi c:
    Não gosto muito de ler livros e coisas assim, mas acho que esse livro eu até leria, apesar de você ter nado só três estrelas ele não deve ser lá muita coisa, mas o nome e um pouco da resenha me deixou curiosa :3
    Beijos!
    ||Crazy Cake ||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostar de um livro é algo bastante pessoal, vai ver o que me incomodou no enredo possa passar batido por você. Espero que você goste da leitura, então :)

      Excluir
  3. Desde que vi essa capa já soube que a história não ia ser lá grande coisa kkk não é a toa que você nem sabia da existência desse livro, as outras séries do Rick são bem melhores. Tem autores que se arriscam em outros estilos e acaba não funcionando né, fazer o que

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Eve & Adam", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu até que gostei da capa ): E acho que talvez a questão não seja só o estilo diferente, mas o fato de este ter sido um dos primeiros livros dele; ele teve ainda muito tempo depois para melhorar a escrita.

      Excluir
  4. Oi! Vi a capa deste livro a pouco tempo e gostei muito de conhecer o enredo. Isto de o livro começar morno e depois acabar nos prendendo acontece muito comigo. O enredo parece bom, apesar de tudo, e acho que eu leria, adoro estórias deste tipo e fiquei curiosa. Acho que o que importa no final é ter sido bem fechado e, pelos seus comentários, o autor fez um bom trabalho final. Ótima resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem não se importa com o começo morno, é um ótimo livro! Acho que o autor enrolou mais do que devia por ser uma das primeiras obras dele, mas dizem que a sequência é melhor; ainda estou para descobrir.

      Excluir
  5. Gostei da maneira como você avalia o livro, desde os pequenos detalhes como a estética até o conteúdo. É a primeira postagem literária que vejo alguém fazer isso. O livro me interessou bastante por conta dessa relação que o autor fez com tantos distintos personagens.

    Conclusoesnoturnas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Valeu ♥ Tem quem me ache chata por ficar reclamando de edição, haha.
      O livro não é maravilhoooooso, mas é uma boa leitura, espero que você aprecie :)

      Excluir
  6. Oii...
    Parece ser interessante o livro, eu não o conhecia.
    Nunca li nada do Rick, quem sabe eu comece por esse.
    Bom Domingo.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, talvez fosse melhor conhecer o autor por uma obra mais recente, que reflita melhor o seu estilo da escrita. Se eu pudesse voltar no tempo, deixaria esse livro para depois de Percy Jackson.

      Excluir
  7. Oi, Elisa!! Tudo bem?
    Queria muito saber de alguem que leu esse livro, pra saber se vale a pena.
    Eu gostei muuito da sua resenha, mas não sei se eu leria, a história nao chamou muito a atenção.
    Beijo

    http://www.mundoemcartas.blogspot.com.br/
    Novo layout no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se eu mesma tivesse lido uma resenha antes de comprar, não teria lido (ao menos não por agora), haha. Mas serviu de experiência.

      Excluir
  8. Oie Elisa
    Nunca li nada do Riordan, apesar de ter livros dele aqui na estante há séculos.
    Esse livro não desperta meu interesse. Ainda mais ao saber que tem cenas previsíveis. Não leria no momento.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu pudesse voltar no tempo, provavelmente também deixaria essa leitura para outra hora.

      Excluir
  9. Oi Elisa!
    Eu também nunca li nada do Rick Riordan, nem mesmo Percy Jackson. Gostei da sua honestidade na resenha e fiquei curiosa, pois livros de investigação policial são alguns dos meus favoritos. <3 Pena que a história demore a engrenar, em geral isso me desmotiva bastante.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o escritor demorou a pegar o ritmo pois foi um de seus primeiros livros. Mas ele sem dúvida mostrou que sabe criar uma boa história, nos próximos deve conseguir desenvolver melhor o enredo.

      Excluir
  10. Oi Elisa!
    Conheço o Rick pelas suas histórias de mitologia e adoro seus livros. Estou bem curiosa pra ler Tequila Vermelha, quero ver como ele se sai em um gênero diferente.

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que não seja o melhor livro do gênero, acho que é bom para quem gosta do autor ler algo mais antigo e ver como ele evoluiu~

      Excluir
  11. Hey!!

    Já vi alguns livros do Riordan com tema bem diferentes de Percy Jackson, mas nunca peguei nenhum deles pra ler. Só li a saga mais famosa que ele escreveu e quanto a ela gostei bastante da escrita dele.
    Lendo a resenha não senti que seja uma estória que me prendesse, mas é difícil dizer alguma coisa antes mesmo de ler o livro.
    Mas curti bastante sua resenha!

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Talvez esse livro não seja tão bom por ser um dos primeiros dele, vai saber. Se você gostou dos outros, talvez goste mais desse do que eu gostei, também.

      Excluir
  12. Que triste você não ter gostado tanto assim do livro, mas eu sempre tive muita curiosidade sobre ele, já que li Rick Riordan e gostei. O que mais adorei na sua resenha foi a comparação com os filmes do Jack Chan, às vezes eu leio livros que são exatamente assim, com a diferença de que um filme do Chan eu até aturo, me divirto hahaha.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, me falaram que talvez seja porque o autor não estava acostumado com o gênero, daí em algumas partes a história não fluiu tão bem. Mas vou ler outros livros do Riordan, deu para sentir que ele pode escrever melhor do que isso.

      Excluir
  13. Oi, Elisa! Curti teu blog. Como sou nova por aqui, estou tirando o tempo pra ir conhecendo as meninas que invadem esse mundo blogueiro. Moda alternativa? Também curto! Já estou te seguindo :))
    Abraço!

    Bia,
    http://blogsince85.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Não segui o seu porque não uso o wordpress, mas curti no face :)

      Excluir
  14. Eu amei a sua resenha,mas não sei se esse livro faz meu tipo vou tentar ler para saber. Amei♥
    http://pensamentosdefabs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Elisa!

    Nunca li nada do Riordan porque não gosto de mitologia, mesmo. Mas esse já está na minha lista *-*

    Mesmo tua avaliação sendo 3, tenho interesse em ler esse livro, haha :3 Parabéns pela resenha

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Três estrelas não chega a ser uma nota ruim, para alguns livros ganharem cinco é essencial que outros recebam mesmo! E quem sabe você não gosta mais do que eu?

      Excluir
  16. Oi Elisa!
    Do Rick eu só li a série do Percy Jackson e confesso que gostei bastante da narrativa dele.
    Não sei se me aventuraria nesse livro, pela tua resenha eu percebi que ele não faz muito o meu estilo, mesmo sendo de um autor que até então eu admiro. Vou deixar a dica anotada aqui e se um dia eu ver ele dando bandeira em alguma promoção ou sebo, compro.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que não pagaria o preço normal por esse livro mesmo não, mas se ver de bobeira em promoção vale à pena!

      Excluir
  17. Oi Elisa,
    Sempre tive curiosidade de ler algum livro do autor, e optei por começar por Tequila Vermelha, justamente por gostar de leitura policial.
    Mas me decepcionei bastante. Não simpatizei com o protagonista e achei o livro mto morno, simplesmente nao me empolgava.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história realmente demorou a ganhar ritmo, se não fosse pelo ambiente (adorei as referências à Tex Mex) acho que eu teria largado de vez. Mas ainda vou ler obras mais recentes do autor antes de chegar à uma conclusão sobre ele!

      Excluir
  18. Olá,
    O tipo de escrita dessa autor não faz muito meu estilo e eu consegui comprovar isso em PJ, porém esse livro tem uma temática super diferente e interessante, tenho vontade de ler.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É eu falar em Riordan que metade do mundo vem me recomendar PJ e a outra metade, falar mal, haha. Espero que você goste de Tequila Vermelha mais do que eu gostei, então.

      Excluir
  19. Oi Elisa!
    Comigo foi o contrario flor. Conhecia a escrita do Rick pelo Percy. Por ser mitologia já amei nos primeiros passos, mas confesso que tenho curiosidade de conhecer essa obra dele. Dizem ter uma pegada mais adulta do que Percy. Mas fico apreensivo, pq o personagem Jackson, não me agrada muito, e também, filmes do Jack Chan nunca foram meus favoritos. Tem muita ação, claro, mas os combates são tão surreais que chega a dá dor da atuação.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta da escrita do Riordan, talvez você goste de Tequila Vermelha, porque a estilo da narração me incomodou bem mais do que o enredo. Eu apenas não leria com muitas expectativas.

      Excluir
  20. Oláaa,
    Não conheço a escrita do Rick, mas morro de vontade de ler os livros dele porque gosto bastante do tema que ele se trata. Esse livro, infelizmente, não chamou tanto a minha atenção. Quer dizer, achei o título e a capa bem criativas, mas o gênero não ajuda. Acho que não gostaria tanto de ler o livro, o que é uma pena, tenho certeza que ficaria empacada =/
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem já não é muito fã de policial eu não recomendo mesmo não :/

      Excluir
  21. Oi
    Eu já escutei falar do livro, mais nunca encontrei para comprar, primeira resenha que leio dele e gostei d resenha e fiquei curiosa, nem sabia muito sobre o que ele falava.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que na Saraiva da minha cidade sempre tem ele aos montes, haha. Acho que o hábito de leitura muda de lugar para lugar e isso influencia.

      Excluir
  22. Oi tudo bem? Nossa sabe que até agora o tio Rick ainda não me fisgou? De qualquer maneira tenho o primeiro volume de Percy aqui em casa, mas ainda não tenho vontade nenhuma de conhece-lo. Qualquer maneira, fico feliz em saber que o autor aposta em outros gêneros tbm!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita gente que não gosta de PJ por achar muito juvenil, quem sabe um livro mais adulto como esse não é um bom modo de conhecer o autor?

      Excluir
  23. Já ouvi falar nesse livro, mas também sempre me dizem que não é um dos melhores do autor. Li do Rick Riordan a série do Percy Jackson e alguns livros da série Os heróis do Olimpo (acho que é esse o nome, rs), mas sempre envolvendo mitologia grega e mitologia romana. Confesso que por causa do que já ouvi sobre Tequila vermelha não tenho vontade de adquiri-lo, mas talvez o leria, visto que gosto bastante da escrita do autor.
    Boas leituras,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como uma das coisas que mais me incomodou no livro foi a forma do autor de narrar a história, talvez quem já gosta da escrita do Riordan por outros livros goste mais do que eu gostei, quem sabe.

      Excluir
  24. Oi Elisa! Eu não sabia que esse livro tinha sido publicado aqui no Brasil! Eu já conheço o estilo da narrativa do tio Rick, entendi o que você quis dizer com o filme do Jack Chan haha, mas eu adoooro a narrativa dele haha Quanto ao processo lento, na vida real é tudo 45215454x mais lento hehe eu gostei que você achou mais real, eu acho que eu vou gostar desse livro, porque tô imaginando o que eu conheço dele nesse enredo ^^ espero que você goste dos próximos livros! Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já gosta da escrita do tio Riordan, é capaz que goste mais desse livro do que eu gostei!

      Excluir
  25. Esse livro é do mesmo escritor de Percy Jackson???? O.O Só eu me surpreendi, hahaha.
    Não sabia que ele escrevia livros assim, adorei esse nome.
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei bastante surpresa! Agora preciso ler PJ para comparar a escrita dele nos livros.

      Excluir

Flickr Images