Resenha: Sábado à Noite

Autora: Babi Dewet Editora: Generale Gênero:  Ficção nacional, romance, young adult Páginas: 344  ISBN: 97885639...








Autora: Babi Dewet
Editora: Generale
Gênero: Ficção nacional, romance, young adult
Páginas: 344 
ISBN: 9788563993380
Classificação: ★★☆☆☆ (2/5)
Mais informações no site da editora.










Com o mundo das fanfics cada vez mais popular, não é uma surpresa que hoje em dia cada vez mais livros são publicados tendo como base alguma ficção de fã popular na internet.  Foi assim com 50 Tons de Cinza, foi assim com After e é assim com Sábado à Noite também. Afinal, na maioria das vezes é só rebatizar os protagonistas e – BAM – você tem um livro. A história, que começou usando os meninos do grupo britânico McFly como personagens, conquistou tantos leitores que, após sua conclusão, foi editada em uma publicação independente. Com o esgotamento dessa primeira edição, o livro foi posteriormente relançado pela editora Generale.

O enredo de Sábado à Noite gira em torno de dez personagens principais: a mocinha, Amanda, com suas quatro melhores amigas; e Daniel, o mocinho, com seus quatro melhores amigos. Essa foi a primeira coisa que me incomodou na história, para falar a verdade – esse esforço em manter uma simetria perfeita entre os casais. Muitos personagens são introduzidos logo no primeiro capítulo e você leva um bom tempo para gravar quem é quem. Depois, quando mais pessoas são adicionadas à história, continuam sempre chegando em grupos de cinco!

A personalidade dos personagens também não vai muito além do clichê: Amanda e suas amigas são bonitas e populares, enquanto Daniel e seus amigos são os perdedores do colégio.  Amanda é, desde criança, a melhor amiga de Bruno, um dos amigos de Daniel, mas atualmente não anda em público com ele por causa das aparências. Ela se apaixonou por Daniel nessa época, quando ainda eram todos amigos, mas fingiu não gostar dele porque sua amiga Guiga também estava apaixonada. Todas essas informações são compartilhadas nas primeiras páginas, em minha opinião um tanto rápido demais.

Em comparação com a introdução do livro, o desenvolvimento se arrasta lentamente por capítulos e mais capítulos e mais capítulos. Amanda gosta de Daniel e Daniel gosta de Amanda, mas Amanda não pode ficar publicamente com Daniel, pois acha que Guiga ainda gosta dele – e amizade vem em primeiro lugar. É claro que Daniel não sabe nada sobre Guiga e continua achando que Amanda tem vergonha dele, o que só poderia dar em merda.

Nesse meio tempo, o diretor do colégio decidiu promover bailes no ginásio da escola todo sábado à noite (ta-da, agora você sabe de onde surgiu o título da trama). Como Daniel e seus amigos não possuem credibilidade para serem aceitos como atração dos eventos, eles decidem se mascarar antes de subir no palco. Este logo passa a ser outro motivo para achar inacreditável a sonseira da Amanda: músicas e mais músicas sobre sua relação com Daniel e ela ainda não desconfia.

Com tantos leitores apaixonados e críticas positivas, eu realmente esperava mais desse livro. Acabei largando ele pela metade e só peguei de volta para terminar vários meses depois. Ao menos o fim foi uma boa surpresa. Ainda um pouco cafona, mas definitivamente um choque de realidade. Amanda conseguiu amadurecer para uma personagem menos rasa, o que me leva a crer que a continuação da trilogia vai ser bem melhor.

You Might Also Like

4 comentários

  1. A história parece um clichê desses que é gostoso de ler, mas ainda assim este livro não está muito na frente da minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é até legalzinho, mas, como falei, esperava mais. Além do clichê, um monte de erros bestas na revisão (bestas mesmo, tipo esquecer a vírgula depois do vocativo).

      Excluir
  2. Oie
    amei seu blog.
    Eu ganhei esse livro em um sorteio, mas pra falar a verdade estou um pouco cansada desses chichês. Eu até leria, mas não agora rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada♥ Esse livro é mesmo para quando você não estiver com nada melhor em casa, infelizmente.

      Excluir

Flickr Images