Resenhei! O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

Autor: E. Lockhart Editora: Seguinte Gênero: Ficção estrangeira, Jovem Adulto Páginas: 344 ISBN:  9788565765206 Tradução: Andr...



Autor: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Gênero: Ficção estrangeira, Jovem Adulto
Páginas: 344
ISBN: 9788565765206
Tradução: André Czarnobai
Mas informações no site da editora.



Esse foi, e não tenho vergonha em admitir, um caso de amor à primeira vista pela capa. A versão original não é feia, mas a brasileira é simplesmente perfeita. Minimalista, elegante, condizente com o conteúdo do livro; tudo que uma capa deveria ser. Ao abrir o livro, páginas amareladas, diagramação bem feita e revisão impecável. Enfim, tudo aquilo que a gente espera de um selo da Companhia das Letras, certo? Eu nem terminei de ler a sinopse antes de comprar.

A história começa quando Frances Rose Landau-Banks, que sempre foi considerada a princesinha da família, cresce e decide que quer ser mais do que isso. Durante as férias de verão, tanto o seu corpo quanto a sua mente mudaram e, logo na primeira semana de volta às aulas, ela é convidada para uma festa por Matthew Livingston, um dos garotos mais populares do último ano do colégio interno Alabaster.

O problema é que, quando entra nesse universo cheio de brincadeiras, festas e camaradagem, ela não demora a perceber que quer mais, bem mais. Ser apenas a namorada de Matthew não é o suficiente. É simplesmente inconcebível para o seu cérebro que ela não possa participar da Leal Ordem dos Bassês – sociedade secreta que prega peças pelo colégio e da qual seu pai também fez parte – simplesmente por não ter nascido homem. Não importa que eles nem sejam tão inteligentes ou revolucionários quanto parecem à primeira vista, o fato de Matthew nem mesmo a contar que pertence à ordem é, para Frankie, enlouquecedor.


Após certa observação, ela não demora a elaborar planos e colocá-los em prática. Um livro contendo um guia aos novos membros e truques já colocados em prática pela ordem foi perdido há alguns anos e encontrá-lo é a melhor forma de manipular seus integrantes. 

(...) outra parte de Frankie estava curtindo o fato de ela ter feito dela mesma um assunto a ser comentado. De ela ter quebrado uma regra tão entranhada na mente de todos que nunca ocorreu a ninguém que não era, de fato, uma regra.

É muito difícil, mas muito difícil mesmo, eu gostar de um livro que não possua romance. Quer dizer, esse até tem umas cenas românticas aqui e ali, mas não chega nem de longe a ser o foco. Na verdade, por ser narrado em terceira pessoa, muitas vezes fica confuso se Frankie realmente gosta do Matthew ou se tem uma enorme e bizarra queda pelo Alfa (o melhor amigo dele). De qualquer jeito, o que mais importa para Frankie não é que os garotos gostem dela, mas que a enxerguem como mais do que um rosto bonito – reconheçam o gênio que ela é.

Eu vi muita gente discutindo de forma desnecessária sobre este ser um livro feminista ou não. Apesar de toda essa coisa da Frankie de "os garotos precisam reconhecer o meu intelecto", acho que não chega a ser. Talvez um pouco, mas não é o mais importante. A protagonista nunca quis defender os direitos das garotas, ela só queria provar o seu próprio valor. E, mesmo que Matthew e Alfa sejam uns babacas, ela também foi meio maluca e psicótica.


No entanto, o livro questiona muitos padrões e comportamentos da sociedade, isso é verdade. Mesmo que Frankie estivesse um tanto obcecada, seus levantamentos sobre a arquitetura do Pan-Óptico dão muito o que pensar. Suas estratégias são muito inteligentes, também.

A escrita de Emily Lockhart é fascinante, sem comparações. Quem leu seu sucesso mais recente, Mentirosos, e ainda não se arriscou em outros livros está perdendo uma leitura incrível. Se posso apontar uma coisa que não gostei em O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks é que a história não possua uma continuação. Sério, a mente de Frankie ainda consegue ir muito mais longe do que isso.

Sobre a coroa da Alabaster,
Colado Firme com dupla face.
Olhem para oeste, rapazes;
Olhem para os livros, homens!
O Histórico é o nosso guia!
Guardem os segredos dentro dos túneis,
As alturas escale, nosso grupo defenda.
O Bassê é uma fera destemida,
Juramos lealdade até o fim.

Avaliação final:


You Might Also Like

66 comentários

  1. Seguindo o blog!!

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Elisa, tudo bem?
    Primeiro: Adorei seu cabelo <3 Segundo: Que resenha muito bem escrita!!
    Essa capa me conquistou, mas a sinopse não me surpreendeu para ler, a história parece ser boa :D
    Espero sua visita *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e obrigada ♥
      Espero que você leia e goste :)

      Excluir
  3. A primeira vista não me pareceu algo que eu leria, mas no final da resenha me peguei pensando que talvez fosse sim algo que eu leria.. ahaha
    Ainda não li nenhum dos livros da autora, mas ouvi falar muito bem de Mentirosos, então talvez seja mesmo algo que eu goste.. Vamos ver!

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente gosto mais de O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks do que de Mentirosos, mas os dois livros são muito bons! A escrita da Emily é maravilhosa, a forma como ela conta a história torna a leitura agradável independentemente do enredo fazer o seu estilo ou não. Quando você vê, já está fisgada pela história.

      Excluir
  4. Oi. Eu comecei a ler este livro, mas acabei largando. Acho que vou voltar a ler.
    Sua resenha estava muito bem escrita, parabéns!
    http://somaisumapaginamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Achei a capa super linda. Pelo nome eu definitivamente, nao leria. Passou uma ideia de livro longo e chato, mas pela sinopse, eu poderia dar uma chance
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.facebook.com/iamcamilakellen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro não é muito longo e a história é muito, muito, divertida! Espero que você dê uma chance :)

      Excluir
  6. Oi Elisa!
    Esse livro parece ser um daqueles que superam as nossas expectativas né? Ainda não li nada dessa autora, mas recebi várias boas referencias sobre o livro Mentirosos. Foi ficar ligada nela então.
    Bjoss

    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei tudo que li da E. Lockhart, ela supera expectativas mesmo!

      Excluir
  7. Nunca tinha ouvido falar desse livro e achei o tema e a capa bem diferente...
    Me interessei logo de cara e espero que eu tenha a oportunidade de lê-lo pois fiquei com muita vontade mesmo.
    A personagem não parece ser bobinha e o livro tras assuntos bem interessantes, como a capacidade de um ser humano e da mulher nos dias atuais, temas muito legais :3
    Amei *-*

    Uma Garota Nada Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A protagonista é super legal e muito inteligente; por isso é impossível não gostar da Frankie, mesmo quando ela é meio psicótica. Espero que você leia mesmo, é uma história muito boa ♥

      Excluir
  8. Oi Elisa!
    Sem sombra de dúvidas a capa e muito elegante. E linda. To com Mentirosos, da autora, para ler, mas confesso que já to balançado por esse tambem. Parece ser muito reflexivo, e gosto de livros assim. E daí se for feminista. Tem e mais que ser. Num mundo macistas como esse, acho super interessante quando as personagens femininas ganham voz.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não me expressei da melhor forma, provavelmente teria sido melhor dizer "exageradamente feminista". Sabe aquele discurso de "mulheres são melhores e homens são todos uns babacas"? Algumas pessoas entenderam a opinião da Frankie como essa, quando na verdade ela só acha a si mesma mais esperta do que todo mundo. Enfim, de qualquer jeito o livro traz reflexões maravilhosas, a história é incrível mesmo ♥

      Excluir
  9. Oie, Elisa!
    Já estou louca pelo livro. Se não tem muito romance, é minha deixa! Além disso, achei a ideia genial. Num primeiro momento pareceu boba, especialmente com o nome da sociedade secreta incluindo a palavra "Bassê", mas posso dizer que já me afeiçoei à Frankie (adorei a jogada com o nome! Lembrei de muito tempo atrás, quando tinha um fake no Orkut - muito tempo mesmo! - e dei a elA o nome de Frankie. Ninguém entendia o motivo, diziam ser um nome masculino, aí que continuei usando!). Enfim, é uma leitura que acrescentei à minha lista e estou mais ansiosa do que jamais fiquei para ler Mentirosos. Além disso, convenhamos, essa capa é maravilhosa mesmo!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você se interessou, espero que goste mesmo do livro! Eu confesso que gosto mais de O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks do que de Mentirosos e, pelas suas resenhas que já li, acho que você vai concordar comigo.

      Excluir
  10. Oi Elisa!
    Eu também adorei esse livro. No meu caso, ele praticamente caiu na minha mão e se não fosse assim, acho que nunca teria chamado a minha atenção (li na época do lancamento, ou seja, pré sucesso de Mentirosos)
    Para mim, acho que a Frankie é mais uma menina cheia de personalidade do que uma feminista, então concordo com você. O que ela quer é mostrar o seu valor (que não diminui nada por ela ser uma menina).
    Também gosto dessa capa.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também o li antes do lançamento de Mentirosos, mas foi por puro acaso que coloquei meus olhos nele, pois fui na livraria em busca de outro livro. A Frankie tem mesmo muita personalidade!

      Excluir
  11. Oi Elisa,
    Sua resenha atiçou minha curiosidade rs. Depois da minha grande decepção com Mentirosos tenho um certo receio em ler mais alguma obra da autora. Vou tentar ler este e mudar minha opinião sobre a escrita dela!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente gosto mais de O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks do que de Mentirosos, então quem sabe você não gosta :)

      Excluir
  12. Oi Elisa

    Desde que li a primeira resenha desse livro que desejei poder lê-lo. A história é realmente interessante e depois de ter conhecido a escrita da autora através do livro Mentirosos fiquei ainda mais interessada.
    Uma pena o livro não ter continuação, espero que não seja um ponto muito negativo ou que possa me incomodar.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enredo se fecha perfeitamente, pode deixar que não fica nenhuma ponta solta não. Mas quando a história acaba, a Frankie ainda tem um ano inteiro de colégio pela frente... acho difícil que ela o passe sem armar mais nenhuma confusão.

      Excluir
  13. Adorei a capa! Fiquei muito curioso pra ler, vou dar uma olhada nele :)

    Bjos,
    Rafa

    http://melivrandoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Comprei esse livro na Bienal do Livro de SP no ano passado e assim como você nem terminei de ler a sinopse antes de levar para casa, mas acredita que eu ainda não li esse livro?
    Recentemente li o livro "Mentirosos" e fiquei apaixonada, então acredito que vou gostar desse também!
    Ótima resenha!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou de Mentirosos, sem dúvida também gostará desse! Apesar de ter sido escrito antes, a escrita da autora já era tão peculiar a cativante quanto atualmente ♥

      Excluir
  15. Oi, Elisa, tudo bem?
    Essa capa está belíssima. A Companhia das Letras arrasa, né?!
    Fiquei curiosa para conhecer a personagem Frankie. Ela parece ter personalidade forte e características bem marcadas. Espero poder conhecer a narrativa em breve! =)

    Beijos e parabéns pela resenha!
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Frankie é mesmo uma personagem espetacular! Você vai gostar de conhece-la :)

      Excluir
  16. Nossa, a capa é realmente linda (adoro capas simples assim), e a história também! Amei a resenha, o jeito que você escreve me fez querer ler!

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  17. Oláa!!
    Eu já estava de olho nesse livro, mas fiquei com medo de não gostar porque ainda não tinha lido nenhuma resenha... Agora posso afirmar que estou curiosa para ler o livro, espero fazer isso em breve porque a lista só aumenta. A capa é maravilhosa, também foi paixão a primeira vista quando eu o vi na livraria. Adorei a resenha!
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo bem, minha lista já está quase com 150, haha. Mas espero que você leia logo, é um livro ma-ra-vi-lho-so.

      Excluir
  18. Oi, tudo joia?
    Estou apaixonada por esse livro, ainda não li mas quero muito.
    Suas fotos ficaram tão cute *-*, sua resenha está impecável, muito bem escrita, parabéns.

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♥ Espero que você goste do livro tanta quanto eu!

      Excluir
  19. Leal Ordem dos Bassês é um nome peculiar.. MAS eu realmente gostei da resenha e do tanto que você gostou e bem... É cia das letras, né? Como não amar as publicações dessa editora?
    Essa tb é a autora de Mentirosos, não é?
    Fiquei curiosa pra ler... VOu marcar no skoob :3
    Segui a srta :) por que será que acontece isso hein?
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peculiar mesmo, haha. Cia das Letras sempre arrasa! É a mesma autora de Mentirosos, sim. Espero que você goste e obrigada por seguir :)

      Excluir
  20. Gostei da sua resenha. Me deixou curiosa para ler. Farei o mais rápido possível.

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  21. Oi oi Elisa, como vai? <3
    "A versão original não é feia, mas a brasileira é simplesmente perfeita." a capa foi a primeira coisa que reparei! Realmente ela é linda. Tô quase comprando o livro simplesmente pela capa. Ok, vou ler a resenha agora. lol

    Adoro esse lance de sociedade secreta, é um tema bem interessante. "É muito difícil, mas muito difícil mesmo, eu gostar de um livro que não possua romance." SOS TIROU AS PALAVRAS DA MINHA BOCA. Seríssima aqui anjenikam. Livros cujo tema principal não seja romance dificilmente me agradam ): no entanto, esse em questão parece ser super legal. Tô adicionando à wishlist. Sua resenha me convenceu. <3

    Beijão,
    a l l u n a r ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor infinito por essa capa e adição em geral ♥

      Eu sempre acho livro sem romance tão, tão sem graça. A autora me pegou de jeito com a narração, leve e, mesmo assim, cheia de conteúdo. Os personagens são ótimos e a história te cativa do começo ao fim. Espero que você goste do livro tanto quando eu gostei :)

      Excluir
  22. Eu não sabia do que se tratava o livro e caramba... parece ser ótimo. A autora parece que soube colocar pitadas de cada coisa, misturou e fez um livro ótimo ein?! Quero ler, adicionando em meus desejados pra ontem. hahaha
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro tem de tudo um pouco: comédia, suspense, problemas da adolescência... a autora brincou com as palavras de forma genial.

      Excluir
  23. Amei a resenha, fiquei curiosa pra ler o livro ><
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Esse livro parece ser demais! Adorei sua resenha! Só a capa já me chamou muita atenção, eu meio que escolho meus livros assim, errado eu sei...
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado nada, a gente tem é que escolher pela capa mesmo! Se a gente paga pelo trabalho de uma editora ao comprar o livro, nada mais justo que seja um trabalho bem feito.

      Excluir
  25. P.S.: Elisa muito obrigada por ler e comentar, tá? rsrs Leia O silencio dos inocentes e assista o filme - como é um filme antigo, tem umas nojeiras , mas dá pra assistir sem ficar enjoada :D eu gostei bastante!!! vi hoje o filme depois da leitura hehehe
    Um beijo!
    Pâm -www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar assistir o filme no próximo final de semana, mas algo me diz que ficarei alguns dias sem dormir depois...

      Excluir
  26. Tenho muita vontade de ler esse livro, só vejo coisas boas dele. Já está na minha wishlist faz um tempo e espero ler ainda esse ano. Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Elisa!
    Paixão eterna por essa capa né? Eu também. Sempre que a vejo na livraria fico doidinha de vontade de levá-la para casa.
    Não sabia nada da história, na real, sempre admirei esse livro de longe. Mas parece ser algo que eu gostaria de ler no momento. Tô tentando fugir dos romances e, pelo visto, essa é uma boa pedida. Gosto também de livros com protagonistas femininas fortes, que tentam quebrar os paradigmas da sociedade e criticá-los.
    Beijos
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou tentando expandir meus horizontes e fugir do bom e velho romance, mas está difícil, haha. A Emily é uma das poucas que autoras que fazem ler um livro de outro tipo com o mesmo entusiasmo. A Frankie é uma ótima protagonista, espero que você goste do livro :)

      Excluir
  28. Não conhecia mas pelo que li deve ser bom.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  29. Oi Elisa!
    Não conhecia o livro, gostei bastante da premissa!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    Eu não cheguei a ler esse livro, mas AMO a proposta dele e o fato da autora estar trabalhando um tema tão importante. Quero ler as obras dela, inclusive comprei Mentirosos, mas não chegou ainda. Sinto que iria gostar muito de ler algo da autora. Adorei as fotos!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentirosos também é muito legal, espero que você goste. A forma como a Emily escreve é única :)

      Excluir
  31. Sempre achei a capa linda mas não conhecia a história, adorei a resenha. Amo livros com esse ar de redescobrimento pessoal
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  32. Elisa, acho que essa é a primeira resenha que paro para ler sobre esse livro. Se não me engano, a Pam do Garota it havia feito uma review falando que o livro era muito bom, mas nunca procurei saber mesmo sobre o que trata a história.
    Gostei bastante de ler a resenha e saber suas percepções sobre a trama. Eu realmente me interessei e vou adicioná-lo na minha lista de desejados. Parece ser uma história bem inteligente e bem diferente do que encontramos por aí. Não sou muuuuito fã daqueles livros que são todos melosos. Acho que o único que li que tem uma leve pincelada de romance (e eu gostei muito do livro até) foi o livro Ladrões de Elite que é muuuito bom!!
    Pretendo ler esse também.

    Beijinhos
    Daisy
    nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você definiu o livro perfeitamente em uma palavra: inteligente. A narração não pode ser melhor descrita de outra forma. Acho que você vai gostar ♥

      Excluir
  33. Meninaaaa, que cabelo lindo é esse??
    Acho que é a primeira vez que venho aqui no blog (se não estou enganada), e dei de cara com uma ótima dica de livro! Tbm sou dessas que vive por um romance *-* mas confesso que fiquei bastante interessada nessa leitura!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, obrigada ♥ O livro é realmente surpreendente, espero que você leia e goste!

      Excluir

Flickr Images