Resenhei! Leviatã: A Missão Secreta

Autor: Scott Westerfeld Ilustrações: Keith Thompson Série: Leviatã Editora: Galera Record Gênero: Ficção estrangeira, Steampun...


Autor: Scott Westerfeld
Ilustrações: Keith Thompson
Série: Leviatã
Editora: Galera Record
Gênero: Ficção estrangeira, Steampunk
Páginas: 368
ISBN: 9788501097583
Tradução: André Gordirro
Mas informações no site da editora.


Preciso dizer que, antes mesmo de ler a sinopse, eu já sabia que queria esse livro, por ser do mesmo autor da aplaudida série distópica Feios. Além disso, eu sofri de amor à primeira vista pela capa, que é linda. Só de folhear, ainda na livraria, já percebi que isso devia ser amor de verdade, porque o livro é ilustrado e criança grande feito eu ama um desenho bem feito. A única coisa que não gostei na edição foram as folhas brancas, que não combinaram muito com o resto do design, além de tornarem a leitura mais cansativa aos olhos.

Neste universo alternativo criado por Scott Westerfeld, a tecnologia já foi muito além do aparentemente possível para a época. O gênero steampunk já existe desde o final do século XIX, mas foi remodelado de forma extremamente criativa pelo autor. O ano é 1914 e a primeira guerra mundial está prestas a estourar, com um porém: a disputa não é entre Tríplice Entente e Tríplice Aliança, mas entre Darwinistas – com seus imensos animais geneticamente fabricados – e Mekanistas – com seus aparatos mecânicos movidos à combustível. 


De um lado da guerra está Aleksandar Ferdinand, príncipe perseguido do Império Austro-Húngaro. Como todos que já passaram pelo ensino médio devem se lembrar, o acontecimento que desencadeou a grande guerra foi o assassinato do arquiduque austríaco, neste livro o pai de Aleksandar. Já prevendo que sua vida estava em risco, ele deixou ordens aos seus mais fieis seguidores que fugissem do país com o garoto e o escondessem em segurança. No entanto, Alek possui seus próprios planos para o conflito a envolver sua nação, que não incluem ficar apenas no escuro observando.

Sem uma espada na mão, ele se sentiu subitamente dormente e exausto, e não tinha forças para contestar o óbvio. Seu nascimento havia abalado o trono austro-húngaro, e agora a morte dos pais tinha perturbado o delicado equilíbrio da Europa.
– Então esta guerra é minha responsabilidade 
 disse ele amargamente.

Do outro lado está Deryn Sharp, uma plebeia disfarçada de homem para integrar a Força Aérea Britânica. Ao contrário de seus colegas de profissão, ela não está muito empolgada em participar da guerra, mas de que outra forma ela poderia voar? Seu falecido pai era balonista e desde pequena ela nunca imaginou nenhum futuro que não fosse como aeronauta. Foi um completo acaso, entretanto, que a levou à bordo do Leviatã, uma das mais modernas e complexas naves de guerra do Império Britânico. 


Apesar de toda distância entre a história do livro e a realidade, do encontro desses protagonistas tão distintos fica claro o motivo, não só desta guerra, como da maioria das outras – a incompreensão do que é diferente. A partir do primeiro encontro entre os protagonistas, já vemos uma reflexão, por parte de cada um, sobre os conceitos errados que fizeram um do outro ao julgar suas culturas com base apenas em suas próprias realidades.

Uma coisa que impressiona durante a leitura é a verossimilhança do enredo, a forma como ele realmente poderia ter acontecido. Uma nota no final do livro explica o que foi baseado em fatos reais e o que foi completamente inventado, mas você não precisaria a ler para notar como todos os episódios se encaixam com perfeição. Quem gosta de História vai adorar e quem não gosta vai passar a enxergar a disciplina com outros olhos.


Existe algo que me incomodou no livro, contudo, apesar de eu não estar certa de que consigo colocar isso em palavras. Acho que toda história possui um tipo de alma, um carisma próprio. Muitas vezes você começa a ler um livro muito porcamente revisado, cheio de clichês, às vezes até com furos no enredo, mas vai num fôlego só até a última página. Como se explica isso? O fato é que em Leviatã eu senti um pouco de falta dessa alma, dessa conexão com a história que te faz querer continuar lendo. Talvez seja por causa do enredo muito linear, com poucos personagens. Talvez seja só um gosto pessoal – e gosto não se explica. Sei lá.

De qualquer jeito, o vocabulário usado no livro é berrante, bolhas!

De acordo com o manual de aerologia de Deryn, os grandes respiradores de hidrogênio eram projetados nas pequenas ilhas sul-americanas onde Darwin fizera suas famosas descobertas. O Leviatã não era apenas um monstro, mas uma enorme teia de vida em eterno equilíbrio.

Avaliação final:


You Might Also Like

14 comentários

  1. Entendo como é sentir falta dessa alma num livro. Confesso que achei o trabalho estético perfeito e teria vontade de ler sim, mas com receio com esse ponto que você abordou.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ilustrações são tão bonitas que já valem o livro, sério! E mesmo com os poréns, não deixa de ser um bom livro.

      Excluir
  2. Caramba! Que capa mais linda é essa?! Tipo, me interessei bastante por ser do mesmo autor da série Feios. E sobre a "falta de alma" do livro, eu acho que não atrapalharia minha leitura, pq to cheio de livro assim, superficial.
    adorei a resenha.
    beijo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pela capa e pelas ilustrações já vale a pena! Não virou meu livro favorito, mas com certeza indico ♥

      Excluir
  3. Cara, sempre que veio aqui e vejo a palavra resenha já posso sentir que é sobre um livro que nuncas li mas que é bom ashuhsuhu Vc sempre faz isso comigo!
    Gostei bastante do assunto do livro, nunca tinha ouvido falar dele... Mas uma coisa posso dizer: a capa é linda!
    Sobre isso que sentiu falta vai ver é por parte do autor, muitas vezes os autores fazem isso mesmo...
    Mas eu amei :3

    http://umagarotanadaencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mds, obrigada ♥
      A capa é mesmo linda, espero que você leia e goste!

      Excluir
  4. Oi Elisa,
    Sempre vejo mtos elogios ao autos, especialmente a série Feios, que inclusive tenho curiosidade de ler.
    Já Leviatã não me despertou tanto interesse. Talvez seja meu trauma com steampunk. Não consigo gostar do genero.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gostei muito do meu primeiro contato com steampunk, mas acho que cada autor tem a sua própria forma de trabalhar o gênero e uns sem dúvida saem-se melhor do que outros. Eu particularmente gostei mais de Leviatã do que de Feios, mas o Scott é em geral um ótimo autor e, seja que livro dele você pegar para ler, espero que goste :)

      Excluir
  5. Gostei do título, é o tipo de livro que eu leria, mas você quebrou meu coração dizendo que a história é linear. hahaha Entretanto, ainda assim pretendo ler, gostei da sinopse e de alguns dos seus relatos. :DDD

    Beijão moça,

    Daniele França.

    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não sei se ia gostar muito desse livro, acho que por ser bem fantasioso, como você mesma comentou no final, mas apesar de tudo as ilustrações são maravilhosas né?? Deve dar até um entusiasmo a mais pra prosseguir a leitura

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo sobre séries no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Oi Elisa!
    Que livro lindo... todo cuidadoso e cheio de detalhes... leria com toda a certeza.
    Aliás, quero ler. Temática super me atrai e amei sua resenha.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi! Tenho este livro aqui, já tem quase um ano e ainda não li =/ Sempre fico com preguiça, nem sei porquê. Gostei muito de conferir sua resenha, apesar de não ter te agradado de todo, parece ser uma boa leitura, por ser algo que poderia ter acontecido realmente. Vou ver se deixo a preguiça de lado e passo ele na frente de outras leituras haha
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii...
    Não me chamou muito a atenção esse livro, não.
    Não sei se foi pela capa, achei meio confusa, ou pela sinopse.
    Tenha um bom final de Domingo.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
  10. Oi Lis!
    To atrás desse livro a tempos já. Todo vez infelizmente acabo comprando outros na frente. Tive um primeiro contato com o autor com Feios, que não foi muito do meu agrado, pq achei bem parado. Mas uma amiga leu e resenhou la no blog e desde então to doido pra ler. Acredito que vou pegar com ela emprestado. Mas a sinopse é muito chamativa. Tem todo um estilo meio distopia histórica *-* além disso, essa edição <3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir

Flickr Images