Resenhei! Imperium

Autor: Robert Harris Série: Trilogia de Cícero Editora: Record Gênero: Ficção estrangeira, Romance histórico Páginas: 392 ...


Autor: Robert Harris
Série: Trilogia de Cícero
Editora: Record
Gênero: Ficção estrangeira, Romance histórico
Páginas: 392
ISBN: 9788501078254
Tradução: André Pereira da Costa




Eu sou de fato muito suspeita para falar de qualquer coisa relacionada a Roma, mas, a fins didáticos, vamos partir do princípio de que minha opinião é 100% imparcial e eu nunca escrevi mentalmente nenhuma fanfic Cícero/Ático, tudo bem? Então vamos lá. 

Imperium é o primeiro livro da trilogia de Cícero, série que retrata a ascensão e o declínio político deste grande orador e advogado romano, talvez o mais respeitável de toda a História. Marco Túlio Cícero não vinha de uma família influente, não liderava exércitos e não possuía fortuna – chegou ao poder apenas com a força de sua voz.



Juro que não seria hipérbole dizer que nenhum leitor devia morrer sem conhecer esse livro. Não apenas porque Robert Harris escreve de uma maneira brilhante, que te faz prender o fôlego da primeira à última página, mas porque Cícero foi uma figura de importante desempenho nos últimos anos da república romana, que frequentemente não recebe seu devido destaque, ofuscado por nomes como Crasso, Pompeu e Júlio César.

Uma coisa realmente interessante, inclusive, é o ponto de vista diferenciado que nos foi oferecido em relação a esses generais. Narrado por Tiro, o escravo secretário de Cícero, o livro descreve esses personagens não como grandes gênios do campo de batalha, mas como homens cruéis, megalomaníacos e, muitas vezes, irresponsáveis. Mesmo Cícero não escapa totalmente livre de críticas do escravo, apesar deste possuir uma enorme admiração pelo dono.

O trabalho deu a Cícero o primeiro gosto autêntico do que significa ter poder – que é geralmente uma questão de escolher entre opções igualmente desagradáveis, por assim dizer –, e esse gosto lhe pareceu amargo. (pag.195)

A riqueza de detalhes e a verossimilhança são outras características que tornam a história incrível. A pesquisa por trás do enredo me pareceu absolutamente impecável e todos os jogos políticos foram explicados de uma forma extremamente simples e inteligente (sendo o autor também jornalista político, isso não é realmente uma surpresa). Imperium nos contempla com um panorama amplo da república romana, detalhando cada aspecto da cultura desta civilização e possibilitando ao leitor um mergulho total ao universo de Roma, sem a necessidade de recorrer ao Google para entender uma ou outra parte (como constantemente pode ocorrer durante a leitura de um romance histórico).


O ponto chave desse primeiro livro foi o julgamento de Gaio Verres, governador extremamente corrupto da Sicília, caso que eleva Cícero de senador anônimo a eminente figura pública. Esse episódio foi não somente uma das primeiras grandes mostras do poder de persuasão do político, como um divisor de águas na prática da advocacia. 

A história depois pode ficar um pouco mais monótona, com alguns julgamentos menores e envolvimentos nos jogos políticos de Pompeu, mas logo retoma o suspense com a campanha eleitoral para o cargo de cônsul e um eminente golpe de estado, o qual envolveu nomes como Crasso, César e Catilina – este último tendo levado Cícero a proferir, posteriormente, as Catilinárias, série de quatro discursos que foi, por muitos anos, exemplo no ensino da argumentação. 

O desfecho da conspiração ficou para o próximo livro, mas nem por isso o final deixou de ser arrebatador, com os entraves da eleição para cônsul e o confronto de interesses políticos entre os aristocratas e os populistas. Afinal, nunca deixa de ser fascinante ver uma pessoa comum alcançar a glória.

(...) apesar de toda a sofisticação, Cícero continuava sendo um deles – um homem de uma cidadezinha provinciana com uma visão idealizada da república e do que representava ser um cidadão, que fazia entrar em ebulição tudo o que havia de mais violento em seu interior porque ele também era um excluído. (pag. 323) 

Avaliação final:

You Might Also Like

22 comentários

  1. Olá
    Gostei do tema do livro, um assunto muito enriquecedor e pertinente, mas confesso que não fiquei especialmente curiosa pela leitura, sabe? Simplesmente não faz meu estilo.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo joia?
    É a primeira vez que vejo sobre esse livro, e amei conhecer, porque vou procurar ele para ler. Me parece um livro muito bom;

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não conhecia esse livro. Gostei da sua resenha :D

    bj, Jess
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Roma <3

    Gostei bastante da trilogia, além de ter todo um teor histórico (amo história) a sinopse me chamou atenção. Vou procurar saber mais sobre a trilogia :3

    Küsses

    Visite o Teens Forever :3 || Encomende no Portfólio :3

    ResponderExcluir
  5. Oi, Elisa, tudo bem?

    Antes de mais nada queria dizer que adorei seu cabelo! *-*
    Eu não curto muito livros, filmes,seriados, que falem sobre o império romano, sabe? Nem mitologia grega eu curto...e eu nem sei bem o motivo!
    Dá para perceber que você gosta muito desse universo! Que bom que curtiu a leitura mesmo com as considerações que você fez! :)
    Adorei conhecer seu blog, nunca tinha vindo aqui!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Oi Elisa!

    Teve uma época que eu amava saber sobre a Grécia, Roma e Egito. Hoje não dou tanta importância assim. Mas esse livro pareceu bem legal pela temática ser mais verossímil. Isso com certeza já vale a leitura.

    Bjos
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Para variar, eu não conhecia o livro, tão pouco tinha ouvido falar do mesmo.
    Pela resenha, o livro parece ser muito interessante, e trazer grande aprendizado. Eu pouco sei sobre a Roma antiga, esses julgamentos, e os nomes citados, conheço de forma extremamente superficial.
    Se um dia tiver a oportunidade de lê-lo, lerei.

    [rabbitsandwolfs.blogspot.com], [thisis-mydemonside.blogspot.com]

    ResponderExcluir
  8. Oi Elisa,
    Não li mtos livros históricos, mas os poucos que li gostei. É um genero que ainda pretendo explorar mais.
    Conhecia o autor de nome, mas acho que nunca li alguma resenha de seus livros e Imperium parece ser bem interessante.
    Achei mta criativa a ideia de narrar o livro pelo ponto de vista do escravo.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada muito a fundo desse gênero então não sei se faria muito meu estilo, mas adorei a sua resenha, ficou bem completa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "No Mundo da Luna" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, ficou muito boa, parabéns! =)
    Apesar de já ter lido uma quantidade razoável de livros, nunca li sobre a Roma desta época. É algo que estou perdendo, tenho certeza. Vou tentar me aprofundar mais nesta área, parece ser muito bom.

    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de várias coisas relacionada a Roma, mas sabe quando você fica com receio de ler por talvez saber pouco? Por exemplo eu nunca tinha ouvido falar do personagem principal :/

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  12. Não é o tipo de livro que eu leio mas quem gosta de história e de Roma, ou quer conhecer mais, deve ser uma leitura prazerosa,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Adorei sua resenha. Não conhecia o livro, mas curti o tema e a edição! Nunca li nada relacionado à Roma, sabe? Acho que vou gostar!
    Bjs
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. adorei a resenho do livro , nunca ouvi falar dele parece ser legal ><
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Boooom, eu não leio muitos romances históricos, mas talvez leria por ser de Roma e a unica coisa que li da Italia, pelo que eu me lembre, foi uma fanfic chamada "Venecia"
    , gostei bastante :3 Adorei a resenha :3

    Simmm, uma narradora daquela, é meio dificil não se simpatizar apesar dela não ser "simpatica" rsrs

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Elisa
    Pela sua narrativa o livro parece ser excelente. Também gosto do assunto, acho que livros assim nos fazem conhecer a história de modo prazeroso. Já Memórias de Adriano de Marguerite Yourcenar e gostei bastante, pois Roma Imperial é muito fascinante.
    Abraços,

    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  17. Oi Elisa!
    Não entrarei no viés de mitologia, ou gostar ou não do tema.
    Porém algo que eu reparo é uma dificuldade muito grande de alguns autores de colocar os acontecimentos da roma antiga de forma que não fique pesada demais, difícil de acompanhar, monótona, nem também um pouco fora da realidade, isso para mim, é complicado achar algo em meio termo que seja agradável de ler.
    um forte abraço LP
    http://www.interruptedreamer.com/

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros com riqueza de detalhes e que a verossimilhança esteja presente. Isso enriquece muito a uma obra. Como adoro estudar história em geral, essa dica foi perfeita para mim.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  19. Oiiii, confesso que não é meu tipo de leitura, mas preciso sair da minha zona de conforto. Preciso ler algo mais politico e histórico ^^

    Parabéns pela resenha :)

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  20. nao gosto muito de livros de continuidade mas fazem sucesso e esse tem uma historia interessante, tenho q ler mais livros de trilogias, sao enriquecedores tbm.
    :)
    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro também mas já ta na lista de desejados!!! Amo livros com histórias da Roma e sua resenha só me deixou mais curioso.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Também gosto do Tema, já li outra resenha e tinha me interessado, agora só ressaltou que o livro faz mesmo meu gênero e vala a pena a leitura.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir

Flickr Images