Anexos
Livro
Novo Século
Rainbow Rowell
Resenhei
Resenhei! Anexos
terça-feira, janeiro 27, 2015Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Gênero: Ficção estrangeira, romance
Páginas: 366
ISBN: 9788542804515
Tradução: Márcia Men
Classificação: ★★★★★ (5/5)
Lincoln acabou de voltar para sua cidade natal (e para a casa de sua mãe), após se formar (de novo) e conseguir um emprego como agente de segurança da internet em um jornal. O que ele não imaginou, ao ler a descrição do cargo no anúncio, é que suas funções incluiriam ler os e-mails de toda a redação. É verdade que todos os funcionários sabiam que seus computadores estavam sendo monitorados, mas nem por isso Lincoln deixa de achar seu trabalho bem estranho e, talvez, eticamente contestável.
A situação piora quando ele começa a ler as mensagens trocadas entre Beth e Jannifer, duas amigas que discutem sobre absolutamente tudo através de seus e-mais do jornal. Desde o começo ele deveria ter enviado um alerta por escrito a elas pelo uso indevido da internet no escritório, mas as duas eram tão engraçadas que ele acaba se envolvendo em suas histórias e perdendo a coragem de denunciá-las. Afinal, elas nem estavam fazendo algo muito errado, estavam? Nada de pornografia, espionagem corporativa etc.
O que ele planejava, então, já que era tarde demais para mandar um alerta sem parecer estranho (ficaria obvio o quanto ele já leu), era simplesmente parar de ler seus e-mails, deletar todos os que fossem filtrados e se esquecer de que já havia lido algo algum dia. Mas é claro que isso não acontece. Caso contrário, não haveria história a ser contada, certo?
Sabe quando você se apaixona por um livro logo na sinopse, leva para casa já folheando e depois lê até desmaiar de madrugada com ele na cara? Ele é esse tipo de livro. Falando sério, eu levei pouco mais de 24h para terminar de ler. Eu li sem nem ver o tempo passar. Ele é bom esse tanto.
Histórias contadas através de e-mails não são nenhuma inovação, mas essa foi a primeira vez que eu vi um livro nesse formato passado em uma época em que esse tipo de troca de e-mails ainda acontecia: 1999, quando internet no escritório ainda era novidade. Porque, sinceramente, quem em 2005 ainda trocava mensagens assim, como se fosse facebook? A ambientação foi muito bem feita, desde a preocupação dos personagens com a virada do século até os estilos de cabelo em moda.
Também foi muito interessante ver um romance narrado pelo ponto de vista do protagonista, não da protagonista. O Lincoln é, como a Beth logo percebe, um fofo. Ele é muito fofo, absurdamente fofo. Fofo demais. Cativa o leitor completamente.
Por último, gostaria de destacar que a parte gráfica do livro é linda, linda mesmo, desde a capa até a diagramação do miolo. Foi um trabalho muito bem-feito.
28 comentários
Oi Elisa,
ResponderExcluirVi tanta gente elogiando Eleanor & Park, e agora Anexos, que vou precisar ler algo dessa autora.
Parece ser o tipo de livro leve e descontraído, que a gente vai lendo sem nem perceber. E para vc ter lido em pouco mais de um dia, o livro deve ser bom mesmo.
Abraço,
Alê
www.alemdacontracapa.blogspot.com
Engraçado que Eleanor & Park, o mais famoso dela, é justamente o que ainda não li. Mas a autora é mesmo ótima, a narração dela possui uma leveza incrível. Espero que você goste!
ExcluirOi Elisa!!
ResponderExcluirApaixonei!! Pela capa e pelo enredo, adorei!!! Ainda mais saber que o Lincoln é um fofo, e que tem romance, narrado por ele! Fiquei super interessada e estou já adicionando no skoob, adorei a resenha e o blog! rs
Beijo,
Marcelle
www.bestherapy.blogspot.com
Obrigada, espero que você goste da leitura ♥
ExcluirPreciso confessar que a Rainbow Rowell é definitivamente minha autora ,sou tiete dessa mulher pra sempre hahahah . Vi que Anexos é o novo lançamento da NS e estou quase morrendo pra ter o meu , ainda mais depois da sua resenha<3
ResponderExcluirBeijos , Anna
http://www.amigadaleitora.com/
Se você já é fã da Rainbow, com certeza vai amar o livro ♥
ExcluirOi Elisa!
ResponderExcluirGente, Novo Século ta fazendo umas edições tão lindas MEU DEUS \O/ COMO PODE? Eu já estava interessado nesse livro a dias. Li o conto natalinos da Rowell e a obra Eleanor e Park e to doido pelos próximos romances delas. São sempre tão engraçados e fofos :3
Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/
Fofura é a marca registrada desse romance; se você já gosta da autora por isso, vai amar esse livro!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirEu adoro livros narrados por e-mails, cartas... realmente não é a maior novidade no mundo literário, mas eu também li poucos e gostei muito. Então já é um ponto super positivo a acrescentar em Anexos.
Ter o livro narrado pelo protagonista também é um super diferencial, além do ano em que a história acontece, e só me chamou mais a atenção pra fazer a leitura!
Beijos, Fer.
http://viciosemtres.blogspot.com.br/
Sim, esse livro é cheio de diferenciais que despertam o interesse! Espero que você leia e goste~
ExcluirTambém adorei esse livro, mas confesso que achei o desfecho meio repentino. A história vai se desenrolando devagarinho, devagarinho, até que BAM, eles ficam juntos. E pronto, pá, acabou. Anyway, ainda quero ler Eleanor & Park :)
ResponderExcluirEu gostaria de umas páginas extras simplesmente porque não estava pronta para me despedir dos personagens, mas achei o desfecho bem satisfatório. Ao longo do livro vamos percebendo que o importante não é o Lincoln ficar ou não com a Beth, mas tomar atitudes mais ativas sobre o andamento de sua vida. Essa transação, sim, representou a chave do enredo; e é por isso que o romance foi deixado para um segundo plano. O clímax da história foi a decisão do Lincoln de não ser mais apenas um stalker e o que veio de resultado disso é bônus.
ExcluirAMO a Rainbow! Acho ela uma escritora ótima, cheia de conteúdo e criatividade. Li Eleanor & Park e fiquei apaixonada pela escrita dela, que é um tanto poética. Quero muito ler anexos, estou só esperando ele chegar na livraria da minha cidade!
ResponderExcluirParabéns pela organização e capricho com o blog! Adorei conhecê-lo e com certeza voltarei mais vezes!
Beijos carinhosos,
Vitoria!
P.s: venha conhecer minha web novela! Caso 54 - Tales, até onde o amor pode te levar? Posts todas as quartas!
http://lonelyfireflies.blogspot.com.br/p/web-novela.html
Eu ainda não li Eleanor & Park, mas espero ler em breve. A escrita da Rainbow é mesmo incrível~
ExcluirHahahaha Adorei as características da história, parece ser ótima!
ResponderExcluirEu ainda não li nada do autor, mas pretendo ler sim e acho que vou começar por esse livro!
Adorei a resenha (e o blog também)!! :D
Beijos, Lerissa K. xD
lerissakunzler.blogspot.com.br
Esse foi, até o momento, meu livro favorito da Rainbow. Espero que você goste da leitura!
ExcluirOláaa!!
ResponderExcluirEu estou morrendo de vontade de ler esse livro! Acho que a Rainbow não irá me decepcionar, tenho certeza que irei gostar. Ela é uma ótima escritora, os livros dela são sempre tão bons, cativantes e criativos. Só pelas fotos deu para ver que a Novo Século caprichou na diagramação, está linda!!!
Beijos,
http://our-constellations.blogspot.com.br/
Se você já leu outros livros dela e gostou, sem dúvida vai gostar desse também. E a diagramação está linda mesmo ♥
ExcluirOiii, tudo bom?
ResponderExcluirJá vi muito gente falando bem deste livro, o que me deixa com vontade de ler, apesar de Romance não ser muito a minha praia. Mas pretendo dar uma chance à Rainbow lendo Eleanor&Park, e se eu gostar, quem sabe eu não leia esse? O acabamento do livro está lindo mesmo, parabéns à editora.
Um abraço
Oficina do Leitor / Facebook
Não sei se Eleanor&Park é um bom parâmetro de comparação, pois, enquanto um trata de conflitos adolescentes, o outro aborda o desenvolvimento pessoal de personagens já adultos. Mas, já que você não é muito chegado em romances, talvez goste deste justamente por isso: o desenrolar dos problemas de Lincoln, sejam familiares, de auto-estima ou profissionais, são tão importantes ao enredo quanto a parte romântica. Enfim, espero que você dê mesmo uma chance à Rainbow!
ExcluirOi Elisa, eu estou LOUCA por esse livro, da autora já li Eleanor e Park, e estou para ler logo Fangirl, amo a escrita dela e as histórias leves!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com
Fangirl também é ótimo! A Rainbow é incrível ♥
ExcluirOi Elisa!
ResponderExcluirAcredita que não li nada ainda da Rainbow Rowell? Só vejo as pessoas falando super bem dos livros dela. Gostei bastante da premissa e achei diferente, apesar de ser um romance e tal. Mas a forma com que os personagens acabam se conhecendo é legal.
Espero poder lê-lo logo.
Beijos!
Books and Movies
www.booksandmovies.com.br
Ele é realmente muito bom, você não vai se arrepender~
ExcluirOi, flor!
ResponderExcluirVim retribuir sua carinhosa visita ao meu blog e não resisti em ler a sua resenha sobre Anexos. É a primeira opinião que leio a respeito desse livro e adorei! A história parece divertida e o contexto bem abordado pela autora… Espero ter a oportunidade de adquirir esse livro em breve! Ainda preciso comprar Eleanor e Park, que é o livro da autora que muitos elogiam também. (rs)
Não esperava que o livro se ambientasse em 1999. Isso me surpreendeu. :)
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Também preciso ler Eleanor & Park, é o que mais elogiam e o único que ainda não li, haha. Mas Anexos é uma história realmente divertida e fofa, espero que você leia e goste ♥
ExcluirOi, Elisa!
ResponderExcluirEsse ano eu li um livro assim, totalmente escrito no formato de e-mails, foi "O Garoto da Casa ao Lado" da Meg Cabot. Eu não sabia que a Rainbow Rowell também tinha escrito um livro assim e que se passasse em 1999! Eu ainda não li nada da autora. No momento estou com Eleanor e Park e Fangirl em e-book para ler. Se eu gostar compro os livros, mas fico sempre dúvida. Pois assim como tem resenhas positivas a respeito tem outras tantas negativas. Mas mesmo assim quero ler e tirar as minhas conclusões.
Beijos!
http://asassecretas.blogspot.com.br/
Agora que eu reli percebi que minha resenha ficou confusa nesse ponto; o livro não é totalmente narrado por e-mails, apenas o início de cada capítulo que começa dessa forma! Depois vai para narração tradicional do Lincoln.
ExcluirFangirl eu também achei ótimo, mas Eleanor & Park ainda não li, espero que seja tão bom quanto os outros da autora~